O que é concordância?
A concordância é um princípio gramatical que determina a harmonia entre os elementos de uma frase, garantindo que eles estejam em acordo em relação ao gênero, número e pessoa. Em outras palavras, a concordância é a correspondência entre os diferentes termos de uma oração, de modo a manter a coerência e a clareza do texto.
Concordância nominal
A concordância nominal ocorre quando um substantivo concorda em gênero e número com seus modificadores, como adjetivos, artigos e pronomes. Por exemplo, em “as belas flores estão perfumadas”, o adjetivo “belas” concorda em gênero e número com o substantivo “flores”.
Concordância verbal
Já a concordância verbal diz respeito à harmonia entre o verbo e seus sujeitos e complementos. Por exemplo, em “eles correm rápido”, o verbo “correm” concorda em número com o sujeito “eles”.
Concordância de número
A concordância de número se refere à concordância entre o sujeito e o verbo em relação ao número (singular ou plural). Por exemplo, em “o aluno estuda”, o verbo “estuda” concorda com o sujeito “aluno” no singular.
Concordância de gênero
Por sua vez, a concordância de gênero diz respeito à concordância entre os termos em relação ao gênero (masculino ou feminino). Por exemplo, em “a aluna estudiosa”, o adjetivo “estudiosa” concorda em gênero com o substantivo “aluna”.
Concordância com sujeito simples
Na concordância com sujeito simples, o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração. Por exemplo, em “o menino brinca”, o verbo “brinca” concorda com o sujeito “menino” no singular.
Concordância com sujeito composto
Já na concordância com sujeito composto, o verbo concorda em número com o sujeito composto, podendo ser no plural ou no singular. Por exemplo, em “o pai e a mãe chegam cedo”, o verbo “chegam” concorda com o sujeito composto “pai e mãe” no plural.
Concordância com pronome relativo
Na concordância com pronome relativo, o verbo concorda com o antecedente do pronome relativo em número e pessoa. Por exemplo, em “o livro que eu li é interessante”, o verbo “li” concorda com o antecedente “eu” no singular.
Conclusão
A concordância é um aspecto fundamental da gramática que contribui para a clareza e a correção do texto. Dominar as regras de concordância é essencial para uma comunicação eficaz e uma escrita correta. Esperamos que este glossário sobre concordância tenha sido útil para esclarecer suas dúvidas sobre o tema.